Saturday, March 26, 2005

Louça - O Regresso

Ah e tal, eu sei que já falei dele aqui no Blog, mas a minha profunda admiração por esta personagem leva a que volte a referi-lo.
O espécime em questão chama-se Francisco Louça e alguns de vós devem conhecê-lo pelos seus magníficos castelos de areia ou pelas suas construções artesanais em plasticina (parece que ele também é lider de um partido, mas ninguém conhece essa sua faceta oculta).
Ora, conto-vos agora a história de um certo dia em que um ladrão entrou em sua casa e tentou roubar os seus patos! Ora o Xiquinho (nós tratamo-nos assim) apanhou-o em flagrante e gritou-lhe:

- Oh, bucéfalo anácroto! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo acto vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa.

Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência do que o vulgo denomina por nada.

(Excusado será dizer que o ladrão se converteu à extrema-direita...ah, e deixou ficar os patos.)